Quem  Isa al Masih -- o homem de branco?
[Incio] [Sobe Isa] [Sobre a Bblia]
[Arqueologia] [Criao] [Paraso] [Multimdia] [Outros]



Sonhos e VisesSonhos e vises tm freqentemente guiado a humanidade, desde os mais remotos tempos. Deus constantemente tem feito uso de sonhos para comunicar sua vontade aos homens. Os sonhos a seguir esto especialmente registrados no livro de Gnesis no Tawrat, escrito pelo Profeta Musa (Moiss, pbuh):

  • Yaqub(Jac, pbuh) (28:12 & 31:10)
  • Laban (31:24)
  • Yusuf (Jos, pbuh) (37:9-11)
  • Abimelech (20:3-7)
  • Fara do Egito (41:1-8). (Fara tambm mencionado no Qur'an, em Surah 10, Ayat 90-92)
  • O mordomo e o padeiro do Fara do Egito (40:5)

E em outros livros do que conhecido como o Velho Testamento, tambm chamado s vezes de Tawrat:

  • Gideo (Livro de Juzes, 7),
  • Rei Sulaiman (Salomo) (Livro de 1 Reis, 3:5)
  • O Povo Midianita (Livro de Juzes, 7:13)
  • Rei Nabucodonossor (Livro de Daniel, 2:1; 4:10, 18)

E no Injil (Novo Testamento), ns achamos:

  • Jos, esposo de Maryam (Maria), a me de Jesus
    "E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: Jos, filho de Davi, no temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela est gerado do Esprito Santo' E dar luz um filho e chamars o seu nome JESUS; porque ele salvar o seu povo dos seus pecados.Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: EIS QUE A VIRGEM CONCEBER, E DAR LUZ UM FILHO, E CHAM-LO-O PELO NOME DE IMMANUEL,' que traduzido : DEUS CONOSCO." (Livro de Mateus, 1:20. veja tambm 2:12, 13, 19)
  • Os sbiosdo oriente que foram levados ao lugar de nascimento de Isa al Masih (Jesus) (Livro de Mateus. 2:12)
  • A esposa de Pilatos (Livro de Mateus. 27:19)
  • Paulo Em uma viso noturna, um "homem da Macednia" diante de Paulo lhe disse: " Venha Macednia, e ajuda-nos " (Atos 16:9; veja tambm 18:9; 27:23)

Deus Maravilhoso! Assim como Ele fez no passado, Deus est mostrando Sua misericrdia e direo aos muulmanos por todo o mundo nos nossos dias! Leia os seguintes trechos de histrias de muulmanos, de vrios lugares do mundo, que tm relatado tais sonhos e que agora seguem a Isa al Masih como seu Salvador:

    "...dois anjos vestidos em tnicas brancas estavam no topo da montanha. Jesus estava entre os anjos. Ele deixou os anjos e veio at onde eu estava. Quando ele se aproximou de mim, eu me ajoelhei e ele ps suas mos sobre minha cabea..." [Leia mais]

    "...['D.'] sonhou que ele estava sentado com seus braos amarrados a uma cadeira. Ento ele viu um homem a quem reconheceu como Jesus, que veio at ele. Jesus tocou as amarras e elas caram de seus braos..." [Leia mais]

    "...No sonho, Jesus me disse que eu fosse at Ele e lsse a Bblia a Ele me mostraria o caminho, a verdade e a vida..." [Leia mais]

    "...Eu estava em uma cruz com um baixo muro em redor. Em minha mo direita, Eu tinha uma grande pilha de papel em branco. Eu permanecia na viga da cruz e olhava para um pequeno grupo de pessoas que estava no topo. Todos eles usavam longas roupas brancas, mas um deles era diferente. Ele estava no lado direito, e com sua mo esquerda ele guiava as pessoas a uma porta no muro. Alm da porta havia luz, e no podia ver o que estava l dentro. Em um momento eu estava no sonho, e no momento seguinte eu estava vendo a cruz de cima..." [Leia mais]

    "...Eu vi alguns cristos em uma fila para entrar no Paraso. Tentei entrar na fila, mas um ser muito alto bloqueou meu caminho; e comecei a chorar, porque o lado em que eu estava era realmente horrvel mas o lado em que eles estavam era um lugar muito bonito, to azul..." [Leia mais]

    "...Voltei para a cama depois de uma pequena orao e vi um segundo sonho. Esta vez era Jesus, assim como eu o tinha visto no filme Jesus anos atrs, e eu havia desprezado seu vdeo. Ele estava pendurado na cruz, os pregos estavam em suas mos e ps, ainda assim ele estava sorrindo para mim e falando comigo. Apesar de estar morrendo ele parecia to belo. A cruz era imensa e eu parecia um garotinho. Meu pescoo estava reclinado para trs para tentar ver toda a face de Jesus e de repente, um grande crculo de luz veio de cima da cruz e desceu sobre mim..." [Leia mais]

    "...Eu estava nadando. Estava muito escuro, sem nenhuma estrela no cu. Depois de nadar por um momento, parei e olhei para o cu. De repente, vi uma estrela brilhando. Fechei meus olhos e fiz um desejo. Eu disse, 'Estrela da Manh, ensina-me o segredo da vida'... Continuei a ter esse sonho por anos a quase todo ms e esse padro continuou at alguns meses depois de minha converso, quando li Apocalipse. 22:16, que diz, 'Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a gerao de Davi, a resplandecente estrela da manh'..." [Leia mais]

Outras Histrias:

    Nova Histria. Adicionada em Dezembro de 2002.Muulmanos Filipinos. Histrias das regies de Zamboanga e Basilan, no sul das Filipinas esto comeando a chegar. Muulmanos Yakan e Tausug esto relatando ter sonhos de Isa durante e depois do Ramad. [Leia mais]

    Uma VisoA histria da viagem de Malay a Meca para o hajj e os estranhos incidents ocorridos l. [Leia mais]

    A Batalha. . A histria da jornada espiritual de um homem turco enquanto estudava nos. [Leia mais]

    Da Mesquita Igreja. Yilmaz, um homem turco, decide seguir a Isa al'Mesih. [Leia mais]

    Fora de Kundalini. (no-muulmano) A histria da jornada de um homem indonsio a Cristo. [Leia mais]

    Poder de Curar.(no-Muulmano) A histria da cura milagrosa de um homem malaio. [Leia mais]

Uma revista publicada na Califrnia reporta o seguinte (baseada em questionrios respondidos por cerca de 600 muulmanos que colocaram sua f em Jesus) [1]:

    "Embora os sonhos desempenhem um papel insignificante na converso da maioria dos Ocidentais, cerca de um-quarto daquele grupo entrevistado afirma enfaticamente que os sonhos e vises foram aspectos-chave em traz-los a Cristo e em sustent-los em tempos difceis. Rick Love, Diretor International de Fronteiras, tambm reconheceu esse padro. Ele escreve que, 'Assim como Deus usou uma viso para converter Paulo, da mesma maneira Ele se revela aos muulmanos atravs de sonhos e vises. Assim como Deus preparou Cornlio para ouvir o Evangelho atravs de uma viso, tambm Deus est preparando uma multido de muulmanos para responder s Suas boas novas.' [2]

    Guinea. Copyright Hemera Photo Objects.Um crente da Guin recontou certa vez o sonho com uma figura que posteriormente ele creu ser Cristo. A figura usava tnicas brancas e o chamava para chegar-se a Ele. Eu um sonho semelhante, ele se lembra que os braos da mesma figura estavam estendidos, acenando para ele. Sonhos desse tipo tm sido reconhecidos como um padro de trabalho entre muulmanos. Embora haja variaes, Cristo aparecendo em tnicas brancas uma imagem recorrente entre aqueles que tiveram sonhos e vises. Similarmente, uma mulher muulmana malaia teve uma viso de seus pais, cristos que haviam morrido. Ela os viu alegrando-se com outros no paraso. Jesus apareceu numa tunica branca e lhe disse: "Se voc quiser vir, venha." Sentindo que ela havia tentado alcanar Deus durante toda a sua vida, mas sem sucesso, ela agora viu Deus iniciando o esforo para alcan-la atravs de Jesus."

    Um convertido do Oriente Mdio que vinha sendo afligido com severas dores de cabea estava deitado em sua cama aps ter orado por seu filho adoentado. Um homem com uma bela e pacfica face apareceu. Vestido de branco, a figura dirigiu-se cama do homem e o tocou trs vezes na cabea. Na manh seguinte suas dores de cabea haviam ido embora. Seu filho, tambm, estava completamente curado. Compreensivelmente, esse homem agora afirma com segurana, "Eu creio na orao em nome de Cristo."

    A grande maioria dos sonhos parece se enquadrar em uma das duas categorias maiores. A primeira poderia ser considerada como um sonho preparatrio. Como Cristo aparecendo em tnicas brancas, a viso confirma pensamentos ou conversas que a pessoa teve sobre Cristo ou sobre a f Crist. A segunda poderia ser chamada de sonho fortalecedor.Aqui o sonho ou viso comumente d ao crente foras em face da perseguio. Na falta de perseguio, ele pode tornar os crentes mais audazes, fortalecendo a natureza de seu testemunho.

    Preparatrio. Uma mulher sunita da Pennsula Arbica teve um sonho em que uma figura lhe dizia para visitar uma mulher crist que ela conhecia. A figura, que depois ela teve certeza ser Cristo, lhe disse que essa mulher poderia lhe ensinar.

    Iran. Copyright Hemera Photo Objects.Antes de sua converso, um homem Persa teve uma viso. Nela, ele caa na escurido de cima de um monte e era salvo por uma luz que lhe segurava pelas costas.

    Em um fascinante misto do uso de sonhos e dormidas, uma algeriana contou como ela ouvia sua av muulmana dizer, "Jesus no est morto. Quero lhe dizer que Ele est aqui."

    Um homem da frica Ocidental conta uma sucinta mas poderosa viso que ele teve antes de se converter. Ele viu um muulmano devoto no inferni e um pobre cristo que no tinha dinheiro nem para esmolas no paraso. Uma voz lhe explicou que a diferena era Jesus.

    Fortalecimento AUm crente norte-africano achou a fora necessria de que precisava para enfrentar seu aprisionamento atravs de um sonho que teve enquanto esteve preso por causa de sua f. Nesse sonho, ele viu milhares de crentes saindo pelas ruas de sua cidade, proclamando abertamente sua f naquele pas de liberdade restrita. Na priso, ele foi torturado, pendurado de cabea para baixo e pelado durante horas, espancado e repetidamente ameaado de execuo. Sua viso de que um dia as pessoas de seu pas poderiam proclamar abertamente sua f nas ruas lhe deu grande fora para perseverar atravs desse tempo mais difcil.

    The Injil (New Testament), Arabic version.Encontro.Embora no estritamente um sonho ou uma viso, vrios crentes de ascendncia muulmana tm tido significantes encontros sobrenaturais que foram instrumentais para lev-los a Jesus. Um muulmano egpcio estava lendo o Injil (Evangelho), quando ele leu Lucas 3, captulo que narra quando o Esprito Santo desceu sobre Jesus na forma de um pombo. Deus disse: "Este meu filho, em quem me allegro." Assim que ele leu essas palavras, uma ventania adentrou seu quarto. Uma voz lhe disse, 'Eu sou Jesus Cristo, a quem voc odeia. Eu sou o Senhor a quem voc est procurando. Ele se lembra que chorou e chorou, aceitando Jesus desde ento.

    Qualquer que seja a perpectiva pessoal que algum tem sobre sonhos, vises e o caminho cristo da f, difcil considerar se envolver em ministrios com muulmanos sem reconhecer e se abrir para que Deus continue a resgatar pessoas atravs de meios que podem ser vistos como no convencionais.

A Histria de Al-'Uris
Al-'Uris foi uma figura histrica associada com a famlia de Saladino e os jornais de Ayyubids e seus conflitos com os Cruzados. A histria muulmana registra um sonho que ele teve que parece muito similar s histrias narradas acima:

    "Al-'Uris viu em seu sonho Cristo Jesus filho de Maria, que parecia voltar seu rosto em direo a ele desde o cu. Al-'Uris lhe perguntou, 'A crucificao realmente aconteceu?' Jesus respondeu, 'Sim, a crucificao realmente aconteceu'. Al-'Uris ento relatou seu sonho a um intrprete, que disse, 'O homem que viu esse sonho deve ser crucificado. Porque Jesus infalvel e s pode falar a verdade, assim a crucificao de que ele falou no deve ser a dele mesmo, porque o Glorioso Qur'an diz especificamente que Jesus no foi crucificado ou morto. Assim, isto deve se referir ao sonhador, e ele que deve ser crucificado.' A histria acabou ocorrendo como o intrprete disse. (p. 205)" [3]

Tristemente, registrado que Al-'Uris enfrenteou uma morte terrvel pouco tempo depois de ter contado seu sonho a algum que no acreditava na ressurreio de Jesus. Se essa histria verdadeira, est claro que Jesus estava tentando contar-lhe a verdade de sua morte e ressurreio para chamar Al'Uris para junto de si.Talvez Al-'Uris colocou sua f em Jesus como seu Salvador j que essa histria registra que ele mesmo foi crucificado. Como um buscador da verdade, talvez ele estivesse querendo seguir a verdade mesmo que ela o levasse morte.

O Prximo Passop
Voc j teve sonhos ou vises de Isa? Ele est tentando te contra algo de grande importncia: a certeza da salvao e a aceitao de Deus. WNs ficaremos felizes em nos correspondermos com voc via e-mail se voc tiver qualquer dvida ou questo. Ou voc pode querer falar sobre seus sonhos a algum que voc conhece.

Se voc no tem tido sonhos com Isa, no se preocupe. Ele no fala a todo mundo da mesma maneira. Pea a Deus por direcionamento e Lhe pea que Ele lhe mostre o caminho da verdade na pessoa de Isa al Masih.

Notas de rodap:

  1. This material is a portion of an article originally published in Mission Frontiers magazine, March 2001. www.missionfrontiers.org . Reprinted with permission.
  2. Rick Love, Muslims, Magic and the Kingdom of God (Pasadena, William Carey Library, 2000), 156
  3. The Muslim Jesus: Sayings and Stories in Islamic Literature by Tarif Khalidi, Harvard University Press, 2001. Jamal al-Din Wasil (d. 697/1298), Mufarrij al-Kurub, 1:248. Cf. al-Abshihi, al-Mustatraf, 2:83 (variant).